Wednesday, May 18, 2005

A paramentação dos profissionais e o doente em aplasia medular


[fig.]


Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia conduzem muitas vezes o doente a aplasia medular. O recurso ao isolamento protector é uma medida a adoptar para reduzir os riscos de infeccção a que estes doentes estão sujeitos. A lavagem das mãos, o uso de bata protectora associada ao uso de luvas e de touca, são medidas importantes a adoptar pelos profissionais de saúde como barreiras à propagação dos microorganismos sempre que se contacta com estes doentes.
Os cuidados com a paramentação, por parte dos profissionais, não podem ser descurados pois a farda hospitalar pode ser veículo de transmissão de microorganismos. O artigo "Hospital gowns as a vehicle for bacterial dissemination in an intensive care unit" publicado no Brazilian Journal of Infectious Diseases, sensibiliza os profissionais de saúde para esta problemática na medida que comprova a presença de microorganismos na sua farda hospitalar e o aumento significativo da contagem de microorganismos no final do período de trabalho.
Estes resultados reportam-nos para a necessidade de reforço dos cuidados com a paramentação, por parte dos profissionais de saúde, como forma de travar a disseminação dos microorganismos transmitidos por este meio.

1 Comments:

At 3:56 PM, Blogger Alice said...

Neste sentido o termo paramentação refere-se à troca de roupa usada por rotina por outra adequada ao acto a executar, é disso exemplo a paramentação cirurgica (túnica, calças, bata, protecções para os pés, gorro, máscara...) que respeita determinadas regras de assepsia.

A tua associação está de acordo com o dicionário da lingua portuguesa da porto editora (6ªedição), que define paramento como "sendo a veste com que os sacerdotes celebram a missa e outras cerimónias religiosas".

Poderemos considerar que paramentar é o acto de uma pessoa se equipar de forma adequada para a realização de determinado procedimento específico.

Obrigada pelo comentário

 

Post a Comment

<< Home