Wednesday, April 06, 2005

Aspectos psicossociais do doente com cancro

.
[cancro]

O doente oncológico, como referem GARCIA et al (1996), não deve ser considerado apenas sob o ponto de vista médico ou científico mas também sob o ponto de vista psicossocial dada a complexidade de emoções e reacções que o diagnóstico de cancro, a necessidade de tratamento ou a descoberta de recidivas ou metástases originam.
"A doença é parte inevitável, comum e normal da experiência humana. (...), os efeitos da doença e as respostas diárias à mesma são vividos individual e subjectivamente de formas impossíveis de verbalizar", (BOLANDER, 1998, p. 452.
Os indivíduos atribuem, com frequência, significados às doenças e estes significados afectam a reacção de cada pessoa à própria doença.
Leão citado por PAIVA e PINOTTI (1988, p. 126), considera que:
"A moléstia traduzida pela palavra câncer foi, como tal, designada por Hipócrates, por analogia com o caranguejo, a mover-se lentamente, em todas as direcções. O câncer é entendido como uma doença em região localizada, de onde se espalha para o resto do organismo (até então sadio), «comendo-o» por derradeiro".
O cancro, como refere ESTAPÉ e ESTAPÉ (1992), desde sempre se tem ligado a uma doença incurável, com toda a problemática de uma doença crónica, mutilante, deformante, e com profundas alterações funcionais da pessoa: sexuais, laborais, sociais e económicas.

Bibliografia
ESTAPÉ, J.; ESTAPÉ, T. - Aspectos psicológicos de la enfermedade cancerosa. In ESTAPÉ, Jordi; DOMÉNECH, María - Enfermeria e cancer. Barcelona: Doyma, 1992. ISBN 84-7592-501-4. p. 290-296.

GARCIA, Ivonete; WAX, Pamela; CHWARTZMANN, Flávia - Aspectos psicossocias do paciente com câncer. In Oncologia, bases clinicas do tratamento. MURAD, André Márcio; KATZ, Artur. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. ISBN 85-277-0347-5. p.125-131.

PAIVA , Lucélia Elizabeth; PINOTTI, Henrique Walter - Câncer: algumas considerações sobre a doença, o doente e o adoecer psicológico. Acta oncológica Brasileira. S. Paulo. ISSN 0100/3127. Vol 8, Nº 3 (Setembro/ Dezembro, 1988), p. 125-132.

Em pesquisa no Journal of Clinical Oncology encontrei um estudo ciêntifico sobre ansiedade no doente com cancro que tentarei analisar mais tarde.

1 Comments:

At 9:35 AM, Blogger Unknown said...

olá alice. sou aluna de enfermagem e gostaria de saber se sabe onde posso encontrar as definiçoes de doente oncologico e enfermagem oncologica, necessitava disso para a reelização da monografia de fim de curso que é subordinada ao tema:o enfermeiro na prevenção e controlo dos efeitos secundarios da quimioterapia. obrigada

 

Post a Comment

<< Home